Find Us

Jl Cempaka Wangi No 22, Jakarta

Opening Hours

Mon - Fri : 09.00 AM - 03.00 PM

Personagens Gradual_RenatoCarlos-17

Como preparar sua criança autista para aproveitar as Festas Juninas

Eita, que a época de comilança e festança chegou, sô! É tempo de quadrilha e delícias típicas das Festas Juninas. Mas sempre é bom lembrar que cada um tem seu jeitinho especial de comemorar. Se você tem um pequeno autista na família, confira as dicas abaixo para garantir que todos aproveitem com alegria.

Para começar, músicas e vídeos podem ajudar: reserve um tempinho antes da festa para ouvir músicas e assistir a vídeos de danças juninas. Essa prática não apenas ajuda a criança a se familiarizar com o ambiente festivo, mas também a entender o que a espera, reduzindo, assim, a ansiedade e promovendo uma transição mais suave para o evento.

Proteção para os ouvidos: abafadores podem ser uma ótima alternativa para diminuir o volume dos ruídos sonoros, comuns da época, que podem provocar sobrecarga sensorial e causar desconforto nas crianças autistas. Escolha modelos confortáveis e ajustáveis que permitam ao seu pequeno curtir a festa sem grandes incômodos.

Espaço seguro e acolhedor: encontre áreas mais tranquilas na festa, longe da agitação, onde seu filho possa se sentir seguro, caso ocorra uma crise. Pode ser um cantinho mais afastado da música alta ou uma área reservada com menos estímulos visuais.

Traje caipira: Crianças autistas podem apresentar certa resistência em usar determinadas roupas por causa do tecido, da textura, da estampa ou das cores. Uma dica é levá-la até a loja e deixar ela escolher o traje caipira que se sinta mais confortável. Se depois de várias tentativas ela ainda se recusar a usar a roupa, tente colocar somente um adereço ou costurar um tecido listrado em uma peça que ela gosta muito. Mais importante do que estar à caráter é a criança participar da diversão.

Por último, mas não menos importante: incentive a participação do seu filho, sempre respeitando suas limitações. Fique atento aos sinais de desconforto e cansaço. Permita que sua criança aproveite a festa no seu próprio ritmo, assim todos terão uma experiência positiva e memorável. 

Compartilhe este Post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
John Doe

John Doe

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

ùltimas Postagens